O que é a democracia?

Hello evebody…

Hoje eu li um texto do Luciano Pires falando sobre as últimas eleições (Perdedores Honrados) e falando sobre a democracia. Mas o que me chamou mesmo atenção foi um dos comentários feitos por um dos leitores, Fernando Fazzane (que eu não conheço, fique bem claro), cujo texto reproduzo abaixo:

Luciano, concordo com seu texto. Mas eu tenho uma reflexão sobre o que é e o que deveria ser democracia.
Será mesmo que o povo sabe o que quer? Será que a voz da multidão é sensata? Será que devemos ouvir o todo ou somente aqueles que possuem bom discernimento? Eu questiono sobre esta “voz do povo” porque como cidadão e profissional de comunicação assisto o povo sendo conduzido sem saber para onde quer, deseja ou precisa ir. Isto é uma doença social e possui fortes raízes na Educação.

Eu penso que as eleições brasileiras não ajudam a eleger os melhores e sim os mais populares. Isto é democracia? É assim que tem que ser? Se o povo soubesse o que é bom, ideal, correto, sensato, não precisaríamos de polícia, radares, multas, vigilância 24h, sistemas que impedem que o povo faça o que bem entender. Ué? O povo não deveria saber o que é bom? Esse povo sabe escolher alguma coisa? Não precisamos ir muito longe. Basta analisar o que o povo escolhe assistir na TV.

O que eu vejo é que muitos “espertos” aproveitam esta pseudo-democracia e navegam tranquilamente sobre a cabeça deste povão que se acotovela e acha que está tudo ótimo porque eles recebem o que gostam… programas ridículos de TV, alimentos gordurosos sem valor nutritivo, veículos pobres inseguros, poluentes e caros, revistas de fofocas, bolsa isso, aquilo, etc…
Tudo isto bem recheado de impostos e taxas, mas está tudo bem. É democracia não é? Então o que o povo decide eu também tenho que aceitar? Hummm… acho que não.
Sei que isto é bem complexo e renderia muita conversa, mas eu não sou do tipo que dobra fácil e não posso aceitar ver a maioria fazendo errado, isto me inquieta demais.
Bom, já me alonguei bastante.
Forte abraço!

Deixe uma resposta

