A patria de chuteiras esta criando calos!

Começou ontem  eu acho a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Não sei se é apenas impressão minha, mas poucas vezes vi tão pouca empolgação popular com uma Copa do Mundo no país do futebol. E isso a despeito da excessiva propaganda nos meios de comunicação. Somos bombardeados incessantemente com notícias e reportagens sobre a Copa, mas nada disso parece surtir o efeito desejado. Não tenho a explicação para o fenômeno, se é que ele está corretamente observado. Mas gostaria de propor uma hipótese, talvez influenciada por meu desejo de crer nela: o público está saturado de tanto ufanismo!

Nunca antes na história deste país se viu tanta mistura entre nacionalismo e futebol. Desde o ditador Geisel não acontecia de a seleção brasileira desviar seu percurso para beijar a mão do líder máximo da nação. O discurso do técnico Dunga no anúncio da escalação foi um show de nacionalismo barato. O povo quer ver futebol, de preferência com craques fazendo arte, mas não deseja ver populistas e demagogos se aproveitando desta paixão nacional. Ao menos eu penso assim, e mais alguns amigos que vejo revoltados com esta postura. Será otimismo excessivo de minha parte estender isso para boa parte da população?

Em 1548, Étienne de La Boétie escreveu seu Discurso Sobre a Servidão Voluntária, onde sustenta a tese de que o povo acaba sendo escravo por opção. Ele diz: “Os teatros, jogos, farsas, espetáculos, lutas de gladiadores, animais estranhos, medalhas, quadros e outros tipos de drogas, eram para os povos antigos os atrativos da servidão, o preço da liberdade, as ferramentas da tirania”. Em resumo, o velho “pão e circo”. Troca-se o Coliseu pela Copa, e tudo continua o mesmo. “Assim, os povos, enlouquecidos, achavam belos esses passatempos, entretidos por um vão prazer, que lhes passava diante dos olhos, e acostumavam-se a servir como tolos”, lamenta o autor. Será que alguns estão finalmente acordando, graças aos exageros do nosso presidente? Sonhar é bom…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: